SHREWSBURRY, INGLATERRA. 1809 a 1824

Local 1

A Infância de Charles Darwin

Charles Robert Darwin nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsburry, na Inglaterra. Sua família fazia parte da elite intelectual da época e influenciou fortemente sua formação. Foi o quinto filho de Susannah Darwin (1765-1817) e Robert Darwin (1766-1848), um renomado médico com uma notável inteligência intuitiva. Seu avô paterno, Erasmus Darwin (1731-1802), médico, poeta e naturalista nato, publicou ideias sobre evolução em 1792 (Zoonomia). E Josiah Wedgwood (1730-1795), seu empreendedor avô materno, mesmo com poucos estudos formais, transformou a atividade de cerâmica da família em um grande negócio.

Charles Darwin começou sua educação formal aos oito anos, mesma época em que perdeu sua mãe. Ele foi um menino inquieto, em muitos sentidos. Aos doze anos, em um de seus primeiros escritos, sobre um diálogo com uma amiga da escola, ele demonstra, de forma espontânea e engraçada, não ser tão apegado a algumas regras da sociedade. Ele também tinha atividades não comuns para meninos de sua idade. Interessava-se em observar e tentar entender o mundo a sua volta, como também a colecionar besouros, conchas, pedras e outras coisas mais.

Escrito no período

Desde pequeno Charles Darwin gostava de anotar suas experiências. Aos 12 anos escreveu sobre uma conversa que teve com uma colega de escola.

Meu estimado amigo,

você precisa saber que depois de minha Geografia {Georgraphy}, ela disse que eu deveria descer e perguntar pelo pônei de Richards, exatamente quando eu estava indo, ela disse que precisava me fazer uma pergunta não muito decente, que era se eu tomo banho toda manhã não então ela disse que era realmente lamentável então ela me perguntou se eu me lavava em dias alternados, e eu disse que não então ela me disse com que frequência tomava banho, e eu disse uma vez por semana, então ela disse claro que você lava os pés todo dia, e eu disse não, então ela começou a dizer que coisa mais asquerosa e continuou a falar por um bom tempo, então ela disse que eu deveria tomar banho, eu disse que costumava lavar o pescoço e os ombros, então ela disse que seria melhor me lavar por inteiro então eu disse que jamais faria isso, então ela me disse, e me fez prometer que não contaria, então eu disse, ora, apenas lavo os pés uma vez por mês na escola, que confesso ser bem desagradável, mas não tem outro jeito, porque não temos nada para usar quando os lavamos, assim, então, Caroline fingiu estar passando mal do estômago, e deixou a sala, então eu sai e contei a Erasmus, e ele caiu na risada e disse que seria melhor eu dizer a ela para vir e lavá-los ela própria, além disso ela disse que não gostava de se sentar ao meu lado e ao lado de Erasmus pois nós tínhamos cheiro de quem não se banhava por inteiro, lá ficamos sentados discutindo por um bom tempo.

Afetuosamente, Seu amigo

Você sabia?

  • Que em 1808, um ano antes de Charles Darwin nascer (1809), a família real portuguesa e toda sua corte fugiram das tropas de Napoleão para o Brasil, com a proteção da marinha inglesa?
  • Que o avô materno de Darwin, Josiah Wedgwood, foi um ceramista de sucesso? Ele transformou uma pequena empresa artesanal de porcelana em uma indústria reconhecida internacionalmente e que existe até hoje.
  • Que a avó paterna de Darwin tinha problemas de alcoolismo e faleceu devido a complicações por consumo excessivo de gim?
  • Que o avô paterno de Charles, Erasmus Darwin, era um médico bem sucedido e respeitado pela realeza inglesa?
  • Que o pai de Charles, Robert Darwin, era médico e psiquiatra? Ele conseguia facilmente ajudar seus pacientes com sabedoria e sensibilidade.
  • Que a mãe de Darwin chamava-se Susannah e morreu quando Charles tinha 8 anos?
  • Que Darwin nunca precisou se preocupar com dinheiro? Herdeiro de uma família abastada, deixou uma herança de cerca de 280 mil libras, uma fortuna considerável.

Linha do tempo

  • A primeira década do século XIX, foi marcada por importantes acontecimentos que influenciaram as relações socioeconômicas entre os países europeus e americanos. Neste período, Napoleão aterrorizava a Europa com seu objetivo de transformar a França numa potência hegemônica, conquistando os países europeus e boicotando a economia da Grã-Bretanha. Assim, a Inglaterra declarou guerra à França em 1803.
  • Em 1806, Napoleão impôs o Bloqueio Continental à Inglaterra, e Portugal negou-se a cumpri-lo por ser aliado dos ingleses. Entretanto, como não tinha mais o prestígio que conquistara na época das grandes navegações, Portugal não teve condições de enfrentar as forças militares francesas de Napoleão.
  • Desta forma, a família real portuguesa e sua corte mudaram-se para o Rio de Janeiro em 1808, auxiliados pelos ingleses. Com a permanência da realeza portuguesa no Rio de Janeiro, várias melhorias foram feitas na cidade. Dentre elas: a inauguração da Biblioteca Nacional e o Real Horto, atualmente conhecido como Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
  • Em 7 de setembro de 1822, Pedro I proclamou a Independência do Brasil.
  • Em 28 de dezembro de 1813, nasceu Irineu Evangelista de Souza, conhecido como o Barão de Mauá, que contribuiu muito para o desenvolvimento da economia do Brasil. Ele construiu a primeira ferrovia; implantou a primeira fundição de ferro e estaleiro; iniciou a exploração, com barcos a vapor, de rios importantes como rio Amazonas e seus afluentes e rio Guaíba e seus afluentes; instalou a iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro e um cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa e ainda criou o primeiro Banco do Brasil.
  • O presidente norte americano Abraham Lincoln (Hodgenville - Kentucky) nasceu no mesmo dia que Charles Darwin, 12 de fevereiro de 1809.
  • Em 1° de março de 1810 nasceu o famoso compositor e pianista polonês-francês Frédéric Chopin.

Para saber mais...

Galeria