CABO CORRIENTES, Argentina. 20 de agosto a 05 de setembro de 1832

Local 13

Coralinas: animais ou vegetais?

No dia 19, antes de içar âncora para continuar o mapeamento da costa, a tripulação enfrentou fortes ventos de Sul durante um longo período. A presença de tempestades de granizo provocou o congelamento da água. O mar invadiu o rio devido a sua baixa profundidade, gerando ondas tão lamacentas que mais pareciam “montanhas de lama”. Foi preciso ancorar o Beagle com a proa virada para o vento, mas essa manobra deixou Darwin muito enjoado.

Ao final de agosto, Charles encontrou uma grande quantidade do minúsculo animal que já havia observado em Abrolhos, mas só agora pode estudá-lo com atenção: Era um tipo de predador marinho que compõe o plâncton, tendo preferência por águas mais frias. Outro organismo muito pequeno que Darwin analisou minunciosamente foi a coralina, que é encontrada incrustado nas pedras e folhas de algas marinhas.

Escrito no período

No dia 29 de agosto, Charles recordou o momento em que foi convidado para participar da expedição de circunavegação e quão sofrida foi a tomada de decisão:

Neste dia, no ano passado, eu chegava em casa, vindo do Norte de Gales, e ouvia as primeiras notícias desta viagem. Durante a semana ocorreu-me diversas vezes o grau de diferença de minha situação e de minhas opiniões naquele momento e agora. É divertido imaginar minha surpresa se alguém nas montanhas de Gales me tivesse sussurrado, neste dia, no ano que vem, você estará tocando as costas da Patagônia. E no entanto, como essa ocorrência me parece agora comum e natural.

Nada causou uma impressão tão vívida em minha mente quanto aqueles dias de dolorosa incerteza. A clareza com que recordo os detalhes mais minúsculos dá ao período de um ano a aparência de uma duração muito menor. Mas se me detenho e, mentalmente, passo de um mês ao outro, o tempo se torna plenamente proporcional às muitas coisas que nele se passaram.

No dia 2 de setembro, relembrou com alegria o dia em que participar da viagem no Beagle começava a se tornar realidade:

Este dia será sempre para mim uma data memorável, na medida em que foi o primeiro em que as perspectivas de vir a embarcar na viagem tiveram aparência mais favorável.

Você sabia?

  • Que o barômetro foi usado pelo capitão FitzRoy durante a viagem para identificar o mau tempo? No dia 26 de agosto de 1832, Darwin relatou um episódio em que o capitão demonstrava total confiança neste aparelho meteorológico.
  • Que o capitão FitzRoy insistiu para que todos os canhões do HMS Beagle fossem de bronze para evitar interferência nas bússolas? Contudo, evitava usá-los para não causar problemas com os 22 cronômetros que estavam a bordo.
  • Que a principal diversão de Darwin em Buenos Aires era passear e admirar as mulheres espanholas? Darwin ficou encantado com o charme e sensualidade destas mulheres.
Os Satélites
Entrevista Almirante Bittencourt.

Galeria